DETIDOS

19/04/2024

Maranhenses presos na Venezuela devem passar por julgamento

linharesjr.com.br

Primeira audiência do grupo, prevista para esta quinta (18), foi adiada para o dia 24 devido a problemas de saúde entre os detidos.

Leia mais

Maranhenses presos na Venezuela devem passar por julgamento

DETIDOS

Maranhenses presos na Venezuela devem passar por julgamento

19/04/2024 - linharesjr.com.br
Maranhão Venezuela
Primeira audiência do grupo, prevista para esta quinta (18), foi adiada para o dia 24 devido a problemas de saúde entre os detidos.

VENEZUELA, 19 de abril de 2024 – Maranhenses detidos na Venezuela devem ser julgados após sete meses na prisão, com pouca assistência consular e adiamento de audiência devido a problemas de saúde.

De acordo com familiares, os 18 maranhenses foram presos em outubro de 2023 sob suspeita de extração ilegal de ouro na fronteira venezuelana com a Guiana. Em todo esse tempo, eles receberam apenas duas visitas do consulado brasileiro, enquanto passam por condições precárias na detenção.

O caso ganhou destaque nas redes sociais, levantando questões sobre o apoio do governo brasileiro. Apesar de visitas de ministros a Venezuela, nenhum ofereceu suporte aos detidos. Uma das detentas, diagnosticada com câncer, está sem acesso ao tratamento adequado.

(mais…)

SUPREMA CORTE

Flávio Dino cobra Lula, Pacheco e Lira sobre orçamento secreto

19/04/2024 - linharesjr.com.br
Dino STF
Solicitação foi realizada após pedido do Psol, autor da solicitação. Lula, Pacheco e Lira têm 15 dias para prestar esclarecimentos.

BRASÍLIA, 19 de abril de 2024 – O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, determinou que os presidentes da República, do Senado e da Câmara dos Deputados se manifestem em relação à decisão que considerou o “orçamento secreto” inconstitucional.

Isso ocorreu após o pedido feito pelo Psol, autor da solicitação. Lula, Pacheco e Lira têm 15 dias para prestar esclarecimentos.

(mais…)

LEVANTAMENTO

Bolsa Família chega a 40% dos lares no MA e a 4,5% em SC

19/04/2024 - FOLHA DE S. PAULO
Maranhão IBGE
Em 2023, o Maranhão foi a unidade da federação com o maior percentual de domicílios com Bolsa Família ou Auxílio Brasil: 40,2%.

MARANHÃO, 19 de abril de 2024 – Em 2023, o Maranhão foi a unidade da federação com o maior percentual de domicílios com Bolsa Família ou Auxílio Brasil: 40,2%. Piauí (39,8%) e Paraíba (38,8%), também na região Nordeste, vieram em seguida.

Os três estados do Sul preenchem a outra ponta da lista. Santa Catarina (4,5%), Rio Grande do Sul (8,6%) e Paraná (9,2%) registraram as menores proporções de domicílios com Bolsa Família ou Auxílio Brasil. São Paulo (9,4%) foi o outro estado com percentual inferior a 10%.

O IBGE apontou que, em 2023, o rendimento médio mensal per capita (por pessoa) alcançou R$ 635 nos lares com Bolsa Família. Trata-se do maior valor da série histórica. A quantia foi inferior a 30% da média por pessoa nos domicílios sem Bolsa Família (R$ 2.227).

A pesquisa também traz dados a respeito do BPC/Loas, benefício pago a pessoas com deficiência de baixa renda. De 2022 para 2023, o percentual de domicílios alcançados por esse programa subiu de 3,7% para 4,2%, outro recorde da Pnad.

(mais…)
Dino STF
O pedido interrompeu o julgamento que estava ocorrendo no plenário virtual da Corte, dando lugar a uma análise presencial futura.

BRASÍLIA, 19 de abril de 2024 – O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), solicitou destaque em uma ação que envolve o possível bloqueio de aplicativos de mensagens, como WhatsApp e Telegram, por decisões judiciais.

O pedido interrompeu o julgamento que estava ocorrendo no plenário virtual da Corte, dando lugar a uma análise presencial futura.

A questão em debate diz respeito à capacidade da Justiça de ordenar o bloqueio temporário de aplicativos de mensagens caso as empresas responsáveis não forneçam informações de usuários sob investigação por crimes.

No entanto, o WhatsApp tem afirmado que não pode fornecer esses dados devido à segurança proporcionada pela criptografia de ponta a ponta, que impede que terceiros interceptem o conteúdo das conversas.

(mais…)
Moto MAC
Partida será disputada no Castelão por conta da impossibilidade do Nhozinho Santos, que era a preferência do Moto Club, mandante da partida.

SÃO LUÍS, 19 de abril de 2024 – Em reunião na manhã desta sexta (19), na sede da Federação Maranhense de Futebol (FMF), ficou acertado entre dirigentes do Moto, Maranhão e da própria FMF que o primeiro jogo da semifinal do Campeonato Maranhense entre os rivais será na terça (23), as 19h30, no Castelão.

O segundo jogo ainda vai ter dia, horário e local definidos.

O Moto, mandante deste primeiro duelo, queria jogar no Nhozinho Santos, mas o estádio ainda vai ser vistoriado pelo Corpo de Bombeiros antes da atualização do laudo exigido por lei para liberação do local para jogos com a presença de público.

Desta forma, é possível que a praça volte a ser opção apenas para o Campeonato Brasileiro.

As partidas finais com a presença do Sampaio ainda não tem datas previstas.

(mais…)

Propaganda

Propaganda