VÍDEO

27/03/2024

Fuga de Jair Bolsonaro para embaixada é obra de ficção

José Linhares Jr

Possibilidade do ex-presidente conseguir desvencilhar-se da Polícia Federal apenas quatro dias após a apreensão do seu passaporte é uma tese muito difícil de engolir.

Leia mais

Fuga de Jair Bolsonaro para embaixada é obra de ficção

DATAFOLHA

Pessimismo econômico dispara e brasileiro vê piora na economia

27/03/2024 - CONEXÃO POLÍTICA
Datafolha economia
Parcela maior da população considera que a situação econômica no país não está boa e vê piora na economia, inflação e desemprego.

BRASÍLIA, 27 de março de 2024 – De acordo com uma pesquisa realizada pelo Datafolha nos dias 19 e 20 de março, o sentimento predominante entre os brasileiros é de percepção negativa em relação à economia do país nos últimos meses.

Os resultados indicam que uma parcela maior da população considera que a situação econômica piorou, em comparação com aqueles que enxergam melhorias. As informações foram divulgadas pela Folha de S. Paulo.

Além disso, o levantamento apontou um aumento na quantidade de pessoas que preveem um cenário de maior inflação e desemprego no futuro próximo. Paralelamente, houve um crescimento no número de indivíduos que percebem uma deterioração em sua situação econômica pessoal.

(mais…)
Moraes Bolsonaro
A PGR recomendou pela segunda vez que o ministro Alexandre de Moraes, do STF, solicite informações adicionais a outros órgãos.

BRASÍLIA, 27 de março de 2024 – A Procuradoria Geral da República (PGR) apontou que duas provas usadas pela Polícia Federal (PF) para embasar a prisão do ex-assessor de Jair Bolsonaro, Filipe Martins apresentam fragilidades.

Essa informação consta em um parecer da PGR assinado pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet no dia 20 de março. No parecer, a PGR solicita novas informações à Força Aérea Brasileira (FAB) e ao governo dos EUA.

As provas apresentadas pela PF, que foram consideradas frágeis pela PGR, incluem:

  • Lista de Passageiros do Voo Presidencial de Bolsonaro correspondente ao voo que decolou para Orlando (Flórida) em 30 de dezembro de 2022. O documento, no formato “doc.x”, é editável e foi encontrado no computador de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro.
  • Dados Retirados de um Site do Departamento de Segurança Interna dos EUA que indicariam a entrada de Martins no país em 30 de dezembro de 2022 por Orlando. No entanto, o próprio site alerta que esses dados “não podem ser utilizados para fins legais”.

Diante da imprecisão dessas informações, a PGR recomendou pela segunda vez que o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), solicite informações adicionais a outros órgãos. Os pedidos feitos por Moraes incluem:

  • Imagens do embarque da comitiva presidencial em 30 de dezembro de 2022, na Base Aérea de Brasília, à Força Aérea Brasileira (FAB).
  • “Registros oficiais” ao governo dos EUA referentes à entrada e saída de Martins, mesmo que sejam de passaportes desconhecidos pela PF.
  • Moraes já havia solicitado à Latam no dia 14 de março que confirmasse o embarque de Martins no voo LA3680, que partiu de Brasília para Curitiba em 31 de dezembro de 2022. Além disso, ele requisitou que o aeroporto de Brasília fornecesse as filmagens do embarque da comitiva presidencial em 30 de dezembro de 2022, quando partiu para Orlando.

Em resposta ao primeiro pedido de Moraes, a Latam confirmou que o Martins embarcou para Curitiba em um ofício datado de 19 de março. No entanto, a PGR observou, um dia após a confirmação, que a companhia aérea não respondeu.

A administração do aeroporto de Brasília informou ao STF que não possui imagens dos embarques relacionados aos voos da comitiva presidencial e do voo LA3680 (de Brasília para Curitiba). Segundo a empresa, as filmagens das câmeras de segurança são excluídas após 30 dias da gravação.

Lula pesquisa
Segundo a pesquisa PoderData, a desaprovação ao governo alcança 45% dos eleitores ouvidos, enquanto que 47% aprovam.

BRASIL, 27 de março de 2024 – A desaprovação ao governo do presidente Lula (PT) encostou na aprovação e empatou tecnicamente dentro da margem de erro de acordo com a nova pesquisa PoderData divulgada nesta quarta (27).

A tendência de queda na popularidade do governo, que vem sendo verificada há algumas semanas, se repetiu neste levantamento e indica um novo ponto de preocupação para o Palácio do Planalto.

Segundo a pesquisa, a desaprovação ao governo alcança 45% dos eleitores ouvidos, enquanto que 47% aprovam.

Com a margem de erro de 2 pontos percentuais, a avaliação está tecnicamente empatada, em uma diferença semelhante à verificada no final do ano passado (46% a 44%), mas que havia sido ampliada em janeiro (49% a 42%).

O PoderData ouviu 2,5 mil pessoas entre os dias23 e 25 de março, por telefone, em 202 municípios dos 26 estados e do DistritoFederal. O índice de confiança é de 95%.

A pesquisa também apontou que o trabalho de Lula frente à presidência é considerado ruim/péssimo para 36% dos entrevistados, enquanto que 31% consideram ótimo/bom. Por outro lado, 26% consideram como regular.

De acordo com o PoderData, o governo tem a avaliação considerada como pior do que a de Jair Bolsonaro (PL) nas regiões Centro-Oeste (61%), Sul (54%) e Norte (53%).

Na análise da pesquisa, o PoderData indica que a avaliação do governo Lula retomou ao patamar polarizado registrado no final do ano passado e que há uma espécie de “novo normal” na relação entre indicadores econômicos e preferências eleitorais.

“Desde que Lula assumiu, o desemprego caiu, a renda do trabalho registrou alta, a pobreza recuou e o PIB cresceu mais do que o previsto no ano passado. Nada disso ajudou o presidente a melhorar sua popularidade. Pelo contrário, ao que tudo indica, as falas controversas do petista e o aumento de preços de alimentos têm tido mais peso na percepção popular”, indica o Poder 360.

Ainda segundo a avaliação, as “falas controversas” de Lula e o aumento de preços dos alimentos têm pesado na avaliação popular.

São dois pontos que também foram indicados em pesquisas anteriores de outros institutos, principalmente os ataque do presidente à reação israelense contra o Hamas e a inflação sobre os alimentos, que chegou a ser tema de uma reunião em que cobrou soluções dos ministros – Carlos Fávaro, da Agricultura, afirmou que espera uma redução a partir de abril.

OPERAÇÃO

OAB/MA e Polícia Civil agem e prendem mais um falso advogado

27/03/2024 - linharesjr.com.br
Falso Advogado
Desde 2023, a Comissão da OAB/MA já denunciou seis falsos advogados, resultando em prisões e pedidos de abertura de inquérito.

BARRA DO CORDA, 27 de março de 2024 – Em nova investida contra o exercício ilegal da advocacia, a Polícia Civil, com apoio da OAB/MA, prendeu mais um falso advogado no Maranhão.

Desta vez, o caso ocorreu em Barra do Corda, em ação que faz parte da campanha “Advogada e Advogado têm Rosto, Nome e OAB”, lançada pela Seccional Maranhense em 2023.

A Comissão de Fiscalização da Atividade Profissional da Advocacia está em diligência pelo interior do estado, onde resultou na prisão de uma falsa advogada em Grajaú.

(mais…)

DOMINGOS PAZ

Processo de afastamento de vereador pode avançar na Câmara

27/03/2024 - linharesjr.com.br
Domingos Vereador
Entidades de Defesa da Mulher se reuniram com o presidente Paulo Victor e o relator Aldir Júnior para discutir o assunto.

SÃO LUÍS, 27 de março de 2024 – Na Câmara de São Luís, a comissão encarregada de avaliar o processo de afastamento do vereador Domingos Paz deve ser reconstituída neta semana.

Entidades de Defesa da Mulher se reuniram com o presidente da Casa Legislativa, Paulo Victor, e o relator do processo, Aldir Júnior, para discutir o assunto.

(mais…)

Propaganda

Propaganda